AVALIAÇÃO DOS FACTORES DA QUALIDADE DE SERVIÇO DE VOZ BASEADOS EM IPBX
Palavras-chave:
VoIP, QoS, Protocolos, Codec, IPBX, Revisão de literaturaResumo
A busca por qualidade nos serviços de telefonia IP tem sido umas das grandes preocupações dos pesquisadores nessa área, por se tratar de uma tecnologia de comunicação alternativa a telefonia convencional. Inúmeras são as soluções VoIP no mercado, onde, naturalmente, cada uma tenta trazer recursos diferenciados, o que torna ainda mais desafiador seleccionar a que melhor atende as necessidades de uma determinada organização. Esta escolha é guiada sobretudo pelo nível de qualidade de serviço (QoS), surgindo assim a necessidade de se avaliar os principais factores de qualidade de tal maneira que seja possível propor soluções que sirvam de referência na selecção das tecnologias a serem utilizadas em projectos de sistema VoIP com IPBX para atender as necessidades tanto de usuários particulares como das organizações. O presente estudo visa apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre avaliação dos parâmetros que mais influenciam a QoS de voz baseados em IPBX, seguindo criteriosamente o modelo PRISMA 2020, tendo como fontes de buscas, repositórios científicos, nomeadamente: IEEEXplore, SCielo, ScienceDirect e RCAAP, onde foram seleccionados essencialmente estudos que publicados de 2016 à 2023, não deixando de parte outros estudos que se mostraram pertinentes fora deste período e vindas de outras fontes. Com base nos critérios de inclusão e exclusão definidos, foi possível seleccionar 20 artigos, cuja análise e discussão são apresentadas neste artigo. Depois de analisados os estudos seleccionados sobre os tópicos pertinentes no campo de QoS em sistemas VoIP baseados em IPBX, não foram encontrados estudos claros sobre a avaliação dos parâmetros de QoS em sistemas VoIP baseados em IPBX que proponham um modelo de referência para selecção das tecnologias a utilizar. Deste modo, este artigo visa se tornar uma referência para projectos de implementação de sistemas VoIP.