A integração curricular das tecnologias de informação e da comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem: estratégias de implementação e impactos socioeconómicos no desenvolvimento da Unidade Orgânica-um estudo feito na Faculdade de economia da Universidade Kimpa Vita em Angola
Palavras-chave:
Integração curricular , TICs, ensino-aprendizagem, estratégias, impactos socioeconómicosResumo
A integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem é relevante na sociedade digital em que hoje vivemos. A utilização das TICs pode trazer novos benefícios para os estudantes, professores e instituições de Ensino Superior, como recursos e ferramentas para aprender de forma mais eficiente e interativa, colaboração em tempo real e desenvolvimento de habilidades digitais. A integração curricular das TICs também pode contribuir para um desenvolvimento socioeconómico, através da formação de profissionais qualificados e preparados para atender às demandas do mercado de trabalho globalizado, redução de custos e optimização de recursos, promoção da inclusão digital e social. Para o efeito, o estudo pretendeu saber o impacto socioeconómico da integração curricular das TICs no processo de ensino-aprendizagem, e as estratégias de implementação no desenvolvimento da Faculdade de Economia da Universidade Kimpa Vita em Angola, onde os dados aferidos mostraram claramente a importância de que as instituições de ensino invistam em recursos tecnológicos e capacitem seus professores para oferecer um ensino de qualidade e preparar os estudantes para o futuro, usando as novas tecnologias. O objectivo da presente abordagem é de determinar as estratégias de implementação e os impactos socioeconómicos da integração curricular das TICs, no processo de ensino aprendizagem na Faculdade de Economia, baseando-se na atualização dos Planos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em curso para melhor responder as exigências do mercado.