Determinantes da lucratividade das empresas portuguesas do sector de bebidas
Palavras-chave:
rentabilidade, tangibilidade, volume de negócios, alavancagem financeira, lucratividade das empresasResumo
A rendibilidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e no crescimento económico. Apesar do importante papel que as empresas do sector das bebidas desempenham na economia portuguesa, não existe estudo sobre os determinantes da rentabilidade nesse sector. Desta forma, o objectivo deste artigo é analisar os determinantes da rentabilidade das empresas portuguesas no sector das bebidas no período de 2010 a 2019. O estudo baseou-se em regressão multivariada para testar os determinantes da rentabilidade. O modelo criado utiliza o retorno sobre os activos (ROA) como variável dependente; a alavancagem, o tamanho, a tangibilidade e o volume de Negócios representam as variáveis independentes do modelo. O autor usa o modelo de efeitos fixos, de efeitos aleatórios, modelo PCSEs e modelo GLS com base nos dados em painel. Os resultados obtidos evidenciam a existência de uma relação positiva entre tangibilidade, volume de negócio da empresa e a rendibilidade operacional do activo, sendo que a alavancagem e o tamanho da empresa são representativos de uma relação inversa. O estudo revela que nem sempre o tamanho da empresa afecta positivamente a rentabilidade e os activos tangíveis influenciarem negativamente a lucratividade como dito pelos anteriores estudiosos, relações inversas podem também ser observadas. Portanto, o estudo fornece insights valiosos para os gestores uma vez que permite detectar os determinantes da lucratividade no sector de bebidas e desenvolver estratégias que visam maximizar as variáveis com efeitos positivos e minimizar aquelas que possam ter um efeito negativo na rentabilidade.